O pós-modernismo é um movimento artístico, filosófico e cultural da contemporaneidade e é caracterizado pelas mudanças científico-tecnológicas, disseminação dos meios de comunicação social e uso desenfreado das tecnologias. Por vezes é também chamado de pós-modernidade ou pós-industrial, O movimento pós-moderno surgiu após o Modernismo e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Nesse período, o mundo passava pela Terceira Revolução Industrial e por diversas mudanças tecnológicas e sociais. As máquinas foram substituindo aos poucos o trabalho humano, as lutas de classe começaram a ganhar fôlego e os indivíduos se questionavam sobre sua existência e sobre a forma de organização do mundo.
A modernidade aumentou as desigualdades sociais e a destruição do meio ambiente tornava-se cada vez mais perceptível. As ideologias chegaram ao fim e pessoas começam a compreender que os projetos utópicos foram deixados de lado. O consumo extremo mais o culto ao corpo tornaram-se o novo modelo dessa nova sociedade.
Pós-Modernismo na arquitetura
O pós-modernismo também influenciou diversos campos, inclusive os estilos arquitetônicos. O objetivo principal dessa arquitetura era fazer críticas à estética dos arquitetos modernistas.
Assim como nas artes plásticas, a arquitetura contemporânea provocava e ironizava a vanguarda anterior. Um exemplo disso é o edifício da AT&T em Nova Iorque, idealizado por Philip Johnson. O arquiteto projetou o prédio como uma crítica ao “estilo internacional” utilizada pelo movimento anterior. A arquitetura pós-moderna passou por dois períodos distintos. No primeiro momento, na década de 1960, ele se voltava ao passado para fazer críticas ao Modernismo. Assim, analisava a corrente anterior e procurava por materiais que fizesse um contraponto. Os elementos do ambiente eram selecionados para terem sintonia com os usuários. A funcionalidade era colocada de lado e o impacto visual ganhou destaque, assim as cores vibrantes retornam e as formas ganharam movimento.
Foi nos anos 1970 e 1980 que os projetos arquitetônicos pós-modernos ganharam reconhecimento como estilo. Novamente as referências históricas foram usadas de forma irônica. Um exemplo é o uso exagerado do frontão (peça arquitetônica triangular que fica no topo da fachada de edifícios).
Contexto histórico
O movimento pós-moderno surgiu após o Modernismo e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Nesse período, o mundo passava pela Terceira Revolução Industrial e por diversas mudanças tecnológicas e sociais. As máquinas foram substituindo aos poucos o trabalho humano, as lutas de classe começaram a ganhar fôlego e os indivíduos se questionavam sobre sua existência e sobre a forma de organização do mundo.
A modernidade aumentou as desigualdades sociais e a destruição do meio ambiente tornava-se cada vez mais perceptível. As ideologias chegaram ao fim e pessoas começam a compreender que os projetos utópicos foram deixados de lado. O consumo extremo mais o culto ao corpo tornaram-se o novo modelo dessa nova sociedade.
A sociedade de espetáculo ganhou novas proporções e o homem deseja muito mais do que consumir coisas, agora ele deseja experiências marcantes, encontrar novas pessoas, ter sensações e vivências nunca experimentadas. A internet e as novas tecnologias de comunicação contribuem para isso. É possível agora conversar com uma pessoa do outro lado do mundo com apenas um clique.
Nesse contexto, a arte pós-moderna surge para questionar os valores individualistas e refletir todo esse momento social. A Pop Art passa assim a ironizar a sociedade de consumo e a Arte Conceitual passa a conversar com os vazios e incertezas sociais. Mas, ao mesmo tempo em que critica o consumo, a Arte Contemporânea vira consumo e passa a ser alvo do mercado internacional.
Individualismo
O individualismo é uma característica marcante do pós modernismo. Essa característica está associada a um conjunto de idéias e valores que colocam o indivíduo particular no centro das atenções.
Sendo assim, no pós modernismo o indivíduo é valorizado e tem a possibilidade da realização pessoal, independendo das pessoas que o circundam.
Mistura do real e do imaginário
A mistura do real e do imaginário, também conhecida como hiper-realismo, está relacionada a uma valorização de imagens, signos e símbolos. O hiper-realismo é uma característica marcante do pós modernismo, onde há uma pretensão de atravessar as realidades objetivas para o universo da construção das imagens.
Imprecisão e pluralidade
A imprecisão e a pluralidade são características do pós modernismo relacionadas a falta de exatidão e clareza, além de uma pluralidade de estilos. Sendo assim, não existia modelos exatos a serem seguidos, mas existia uma grande diversidade de estilos para optar.
Liberdade de expressão
Outra principal característica do pós modernismo é a liberdade de expressão. Essa característica esteve presente durando o período batalhando contra o autoritarismo tradicional. No pós modernismo, os artistas prezavam pelo direito de expressar livremente opiniões, ideias e pensamentos sem medo.
O autoritarismo tradicional era caracterizado pela obediência absoluta ou cega à autoridade. No autoritarismo havia uma oposição a liberdade individual, e o pós modernismo batalhava contra isso.
Espontaneidade
A espontaneidade é mais uma característica do pós modernismo. Neste período, eram valorizados os acontecimentos que ocorriam espontaneamente, ou seja, de forma natural.
Na arte, este conceito se introduzia de forma que os artistas tivessem a liberdade de fazer sua arte de modo despreocupado, sem a necessidade de seguir regras.
Características
Durante a Modernidade o mundo sofreu diversas transformações. A Revolução Industrial, por exemplo, contribuiu com a produção em larga escala e com os avanços nos meios de transportes. Mas foi na pós-modernidade que a diminuição do espaço-tempo ficou mais acentuado. Isso porque a Terceira Revolução Industrial fez surgir novas tecnologias da comunicação, isso permitiu que pessoas em pontos distintos do globo conversassem em tempo real.
Além da informatização das relações sociais, o mundo avançava cientificamente com o desenvolvimento da nanotecnologia e biotecnologia. As relações tornaram-se fluidas, voláteis, transitórias. Os meios de comunicação são usados tanto para informar quanto para ampliar o consumo.
O mundo pós-moderno mescla os estilos, o real e imaginário, além de explorar as pluralidades sociais. É desta forma que as artes desse movimento acabam por se desenvolverem. Algumas das características da arte pós-moderna são:
• Exploração do humor, do lúdico e da metalinguagem;
• Ligação entre linguagem artística com realidade multifacetada;
• Fragmentada, híbrida, sem hierarquia;
• Desconstrução de valores e pluralização dos gêneros;
• Espetacularização social, ou seja, transformar todos os aspectos do cotidiano um espetáculo;
• Abandono de suportes tradicionais;
• Uso das mídias e tecnologias para a composição de peças.
Principais representantes
Além dos artistas, cineastas e desenhistas que já foram citados; a arte do pós-modernismo teve outros representantes. Foram eles:
• Anselm Kiefer (pintor e escultor alemão);
• Bansky (artista de rua britânico);
• Bill Viola (videoartista norte-americano);
• Damien Hirst (artista britânico);
• Jean-Michel Basquiat (grafiteiro norte-americano);
• Jeff Koons (escultor norte-americano);
• Marina Abramovic (artista performática);
• Richard Serra (escultor norte-americano);
• Gerhard Richter (pintor alemão);
• Takashi Murakami (artista japonês);
• Lucian Freud (pintor naturalizado britânico);
• Keith Haring (artista plástico e ativista norte-americano).
Principais Movimentos
A arte pós-moderna ou arte contemporânea criou e tem criado diversos movimentos estéticos. Conheça agora três das principais vanguardas.
Pop Art
A Pop Art surgiu na Inglaterra em 1960 e tem como principal representante o pintor e cineasta Andy Warhol (cineasta). Essa vanguarda utiliza as cores quentes e cores frias de tonalidades vibrantes, e se caracteriza por seu uma arte criada para as massas populares. Os artistas buscam ironizar o consumismo e a vida cotidiana, além de ser um contraponto do subjetivismo e hermetismo.
Minimalismo
O Minimalismo se caracteriza pelo uso mínimo dos espaços e diminuição dos desperdícios tanto de materiais quanto de cores e formas. Foi uma vanguarda que influenciou diversos campos das artes como a arquitetura, música, desenho industrial, design, cinema. Os principais representantes desse movimento são Sol LeWitt, Samuel Beckett (dramaturgo e escritor), Robert Bresson (cineasta), Raymond Carver (designer).
Expressionismo Abstrato
Essa vanguarda nasceu da união do Expressionismo e da arte abstrata. Foi o primeiro movimento artístico americano que ganhou destaque mundial. Entre suas principais características estão o rompimento com a pintura convencional, subjetivismo, improvisação e espontaneidade, além do uso de algumas figuras geométricas como as linhas, círculos e triângulos. Jackson Pollock, Arshile Gorky e Mark Rothko são alguns dos maiores representantes.
Outros movimentos são:
• Arte cinética;
• Arte digital;
• Arte de Novas Mídias;
• Arte povera (poor art);
• Arte Urbana (Street Art);
• Hiper-realismo;
• Fotorrealismo;
• Arte Conceitual
Comentários
Postar um comentário