Realismo

O realismo foi uma escola estética com expressões em diversos campos da arte, como a literatura, as artes plásticas e a dramaturgia. Surgiu na segunda metade do século XIX, em oposição à estética do romantismo. Valorizava a objetividade, o factual e as situações cotidianas.

O realismo foi uma tendência artística de expressões em diversas áreas, incluindo a literatura, que se valeu da arte de uma representação objetiva dos fatos do cotidiano.

O Realismo foi um movimento cultural e literário iniciado nas últimas décadas do século XIX em oposição ao Romantismo, Escola Literária que o antecede. Seu marco inicial foi a publicação do romance “Madame Bovary”, de Gustave Flaubert, em 1857.

O Realismo tem como objetivo representar a realidade vivida pela sociedade, fazendo críticas a temas sociais. A linguagem usada é direta e objetiva, ao contrário do subjetivismo encontrado no Romantismo. 

Os integrantes desse movimento repudiavam a artificialidade do Arcadismo e do Romantismo, pois sentiam a necessidade de retratar a vida, os problemas e costumes das classes média e baixa sem haver a necessidade de se inspirar em modelos do passado. O movimento manifestou-se também na escultura, na pintura e em alguns aspectos sociais.

O Realismo no Brasil começa em 1881 quando Machado de Assis publica Memórias Póstumas de Brás Cubas.

As principais características são o objetivismo e a veracidade dos fatos, os quais são explorados por meio de uma linguagem descritiva e detalhada. Temas sociais, urbanos e cotidianos são apresentados pelos escritores do período.


Oposto aos ideais românticos, a ideia era mostrar um retrato fidedigno da sociedade. Além de Machado de Assis, merecem destaque Raul Pompeia e Visconde de Taunay.

Comentários

Postagens mais visitadas